Sentir sede não faz mal ao organismo. A sede, em pessoas saudáveis e em condições normais, é uma das formas de controle da ingestão de água no organismo. A sede nada mais é do que um alerta de que o corpo está levemente desidratado e precisa repor líquidos. Para adultos em condições normais, a recomendação é de 35 mL/kg de peso corporal por dia.
Outro bom parâmetro para avaliar o estado de hidratação é a coloração da urina. Quanto mais clara, mais hidratados nós estamos.
Perdemos, por dia, cerca de dois litros e meio de água. Com a respiração (0,4 litro), transpiração (0,6 litro), urina (aproximadamente 1,2 litro) e na evacuação (0,1 a 0, 3 litro).Entretanto, as perdas diárias de água são influenciadas por múltiplos fatores como idade, condição física, nível de atividade física diária, região onde se vive, clima, temperatura local e metabolismo específico, entre outras.
Dessa forma, uma alimentação saudável e o consumo de oito copos de água, repõem o que se perde em um dia. Para hidratação, não há diferença entre água com gás e água sem gás.
Nenhum comentário:
Postar um comentário