A Clínica de Hemodiálise Renal Class é dirigida pelos doutores Carmen Tzanno e Elzo Ribeiro Jr., nefrologistas com grande experiência em clínicas de hemodiálise e nas áreas de nefrogeriatria e nefropediatria. A Renal Class é um novo conceito em atendimento, que une a localização estratégica de um bairro nobre da capital, com todos os serviços de um prédio especialmente construído para consultórios médicos.

Renal Class - R. Mato Grosso, 306 - 3º andar, salas 301 a 310 - Higienópolis - São Paulo - SP - (11) 3123.3900

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Alimentos e hidratação

Frutas contêm cerca de 80% a 90% de água na sua composição

Todos os alimentos, independente de estarem na forma líquida ou sólida, possuem água na sua composição e contribuem, de alguma maneira, na oferta de água ao organismo.

A preferência deve ser dada aos alimentos crus, pois no cozimento perde-se parte da água.

Frutas, verduras e legumes contêm cerca de 80% a 90% de água na sua composição, e, em sua maioria têm poucas calorias e muitas fibras e vitaminas. Chuchu, alface, pepino, folhas verdes, abobrinha, abobora, cogumelos, estão entre os vegetais que têm a maior concentração de água. Dentre as frutas, escolha pêra, morango, mamão, melancia e melão.

Os queijos brancos e moles têm maior concentração de água que os queijos envelhecidos, amarelos e mais duros e o leite têm 85% de água. A margarina tem muita água na sua composição, por essa razão, quando é usada para untar formas no lugar da manteiga, evapora durante o aquecimento e a preparação gruda na fôrma.

Considera-se, em termos gerais, que aproximadamente 1 litro de água é obtido pela alimentação, em geral, e um litro e meio de água deve ser fornecido ao organismo na forma de água, sucos, chás, caldos, sopas etc. Qualquer tipo de líquido tem o mesmo peso no quesito hidratação, independente da fonte que o origina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário