Todos os alimentos, independente de estarem na forma líquida ou sólida, possuem água na sua composição e contribuem, de alguma maneira, na oferta de água ao organismo.
A preferência deve ser dada aos alimentos crus, pois no cozimento perde-se parte da água.
Frutas, verduras e legumes contêm cerca de 80% a 90% de água na sua composição, e, em sua maioria têm poucas calorias e muitas fibras e vitaminas. Chuchu, alface, pepino, folhas verdes, abobrinha, abobora, cogumelos, estão entre os vegetais que têm a maior concentração de água. Dentre as frutas, escolha pêra, morango, mamão, melancia e melão.
Os queijos brancos e moles têm maior concentração de água que os queijos envelhecidos, amarelos e mais duros e o leite têm 85% de água. A margarina tem muita água na sua composição, por essa razão, quando é usada para untar formas no lugar da manteiga, evapora durante o aquecimento e a preparação gruda na fôrma.
Considera-se, em termos gerais, que aproximadamente 1 litro de água é obtido pela alimentação, em geral, e um litro e meio de água deve ser fornecido ao organismo na forma de água, sucos, chás, caldos, sopas etc. Qualquer tipo de líquido tem o mesmo peso no quesito hidratação, independente da fonte que o origina.