A Clínica de Hemodiálise Renal Class é dirigida pelos doutores Carmen Tzanno e Elzo Ribeiro Jr., nefrologistas com grande experiência em clínicas de hemodiálise e nas áreas de nefrogeriatria e nefropediatria. A Renal Class é um novo conceito em atendimento, que une a localização estratégica de um bairro nobre da capital, com todos os serviços de um prédio especialmente construído para consultórios médicos.

Renal Class - R. Mato Grosso, 306 - 3º andar, salas 301 a 310 - Higienópolis - São Paulo - SP - (11) 3123.3900

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Doença renal na infância



O Caderno Folha Equilíbrio do Jornal Folha de S. Paulo de 4 de fevereiro de 2010 publicou uma nota sobre doenças renais em crianças. A nota traz dados de uma pesquisa do Johns Hopkins Children's Center que aponta que não só as doenças crônicas graves nos rins, mas também as moderadas e leves, podem afetar a qualidade de vida das crianças.

A Dra. Carmen Tzanno, diretora da Renal Class, comentou esta nota.

A criança com doença renal crônica pode apresentar redução do crescimento, anemia, cabelos mais finos e quebradiços, pele mais seca, desânimo, falta de apetite, limitações para brincadeiras e, as vezes, alterações corporais.

A rotina inclui exames de sangue, de urina, visitas constantes às clinicas e hospitais para consultas médicas e tratamentos.

Algumas brincadeiras são cansativas demais, a auto-estima diminui, ela tem a percepção de que é diferente e reage de formas diversas à nova realidade, algumas amadurecem com uma velocidade maior e parecem pequenos adultos a procura de respostas.

A Doença renal crônica não interfere sobre a inteligência, nem sobre suas habilidades e dons naturais.

Existem diversos tratamentos. Entre eles está a diálise peritoneal, a hemodiálise e o transplante renal. No caso da diálise peritoneal (CAPD), o tratamento é realizado em domicilio e permite que a criança tenha mais autonomia para viagens. A hemodiálise deve ser realizada em uma clinica especializada, o ideal é que o a ambiente seja agradável, com estrutura multiprofissional (psicologa, ludoterapeuta, arteterapeuta, nutricionista, nefropediatra, enfermeiro etc), e o transplante renal, entre as possibilidades de tratamento, é o que permite melhor qualidade de vida, pois dá maior independência.

Existem clinicas com contadores de histórias, com programas de alfabetização, palhaços, terapias corporais e dieta infantis, pequenos detalhes que fazem toda a diferença para estes pequenos pacientes.

Para nós profissionais, é muito prazeroso olhar para o rosto de uma criança e vê-la sorrir ou beber o suco de frutas com prazer. Melhor ainda quando podemos acompanhar seu desenvolvimento pleno na conquista da vida, o diploma escolar, o emprego suado, o casamento, o primeiro filho...e pensar que há cinquenta anos isto seria impossível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário