A Clínica de Hemodiálise Renal Class é dirigida pelos doutores Carmen Tzanno e Elzo Ribeiro Jr., nefrologistas com grande experiência em clínicas de hemodiálise e nas áreas de nefrogeriatria e nefropediatria. A Renal Class é um novo conceito em atendimento, que une a localização estratégica de um bairro nobre da capital, com todos os serviços de um prédio especialmente construído para consultórios médicos.

Renal Class - R. Mato Grosso, 306 - 3º andar, salas 301 a 310 - Higienópolis - São Paulo - SP - (11) 3123.3900

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Navegar é possível - Férias no mar e diálise

Férias no mar e diálise

Passar alguns dias em um navio aproveitando as férias, sem precisar se preocupar em como continuar o tratamento de diálise não é impossível. A companhia de cruzeiros marítimos, Costa Cruzeiros, oferece uma boa opção turística para pacientes em diálise, diálise peritoneal ou que se submeteram a transplante de rim.

A companhia organiza cruzeiros marítimos para pacientes renais para diversos locais, entre eles Ilhas Canárias, Islândia e Noruega. Os navios que fazem estes cruzeiros especiais são equipados com um centro de diálise. A empresa também oferece acompanhamento médico e enfermeiros qualificados para atender a qualquer necessidade do passageiro.

Para saber mais sobre estes cruzeiros especiais para pacientes renais, acesse o site www.dialysiswhilecruising.com

Férias e diálise

Em posts anteriores apresentamos dicas de alguns destinos de férias na Europa para pacientes renais que desejam viajar e precisam continuar o tratamento de diálise. Mas, além da Europa existem outros países que oferecem o mesmo serviço. Por exemplo, em Miami, nos Estados Unidos, existe um spa voltado para pacientes renais, e na África do Sul um safári percorre as savanas com paradas estratégicas em clínicas de diálise.


Veja abaixo mais informações sobre estes e outros destinos.

Kidney SPA em Miami Base: Miami, EUA
site: http://www.kidneyspa.com/
O objetivo do Kidney Spa é transformar os aspectos negativos associados à diálise em uma experiência positiva, combinando o tratamento médico a um ambiente harmonioso e agradável. Além do médico nefrologista e enfermeiros especializados, o local tem a presença de um “care coach”, um profissional qualificado que ensina ao paciente como se ocupar e transformar o tempo em que está em tratamento em algo prazeroso.

Traveling Dialysis RV Association Base: Alberta, Canadá
site: www.travelingdialysisrvassociation.com
Esta associação canadense oferece trailers equipados para atender a todas as necessidades do paciente renal. Cada veículo possui equipamento de diálise móvel e de purificação de água. Os trailers são alugados para quem pretende viajar pelo oeste do Canadá.

Endeavour Safaris Base: Cape Town, África do Sul
site: www.endeavour-safaris.com/safaris/kidney-dialysis.htm
Esta empresa organiza Safáris na África do Sul de acordo com as necessidades de cada paciente. As sessões de diálise são realizadas em clínicas especializadas nos intervalos dos passeios pela savana.

St Lucia Diálise Base: Castries, St. Lucia
site: www.stlucia-dialysis.com
Esta clínica oferece férias no Caribe sem interromper o tratamento de diálise. A clínica disponibiliza diferentes tipos de hospedagem, localizadas perto das melhores praias de Santa Lucia.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

HISTÓRIA DA DIÁLISE – parte 4: de 1960 aos dias de hoje

Dr. Belding Scribner


Em 1960, em Seatle, nos Estados Unidos, o Dr. Belding Scribner, juntamente com Dillard e Quinton, criaram o shunt arteriovenoso externo, uma prótese com peças de silastic e teflon, que passou a permitir o acesso à circulação de forma mais prolongada.

Utilizando tal dispositivo, um maquinista de 39 anos viria a se tornar o primeiro paciente com uremia terminal a ser submetido à hemodiálise crônica.

Outro passo importante foi a introdução da fístula arteriovenosa (FAV), em 1962. Esse tipo de acesso vascular, que evita os problemas de trombose e infecção do shunt, além de ser mais durável e cômodo para o paciente, permitiu a difusão por todo o mundo da hemodiálise como tratamento a pacientes renais crônicos.

Nesta época, entretanto, ainda eram escassos os recursos financeiros e o número disponível de equipamentos não atendia perfeitamente à demanda, ficando o acesso a esta terapia restrito às pessoas julgadas mais relevantes para a sociedade.

Em 1972, a empresa multinacional norte-americana Baxter, iniciou suas atividades comerciais no Brasil, no setor de equipamentos de hemodiálise, favorecendo a difusão do tratamento no país.

Um acontecimento marcante para a universalização do acesso à hemodiálise, inicialmente nos EUA, mas que posteriormente teve grande repercussão também em vários outros países, foi a aprovação pelo Congresso Americano, em 1973, de uma lei que permitiu o livre acesso de todo cidadão americano ao tratamento dialítico.

Desde então, o número de centros de diálise e de pacientes em tratamento cresceu de forma vertiginosa em todo o mundo. Por exemplo, nos EUA, a incidência de
pacientes em terapia renal substitutiva quadruplicou ao longo das duas últimas décadas.No Brasil, atualmente existem mais de 600 centros de diálise, distribuídos em todas as unidades da federação, atendendo uma população estimada em cerca de 90 mil pacientes.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Entrevista com Dr. Elzo Ribeiro Jr. na Boa Vontade TV

No dia 14 de abril, Dr. Elzo Ribeiro Jr., diretor da Renal Class, participou do programa Viver é Melhor! na Boa Vontade TV. Na entrevista, ele explica sobre sobre a doença renal crônica e terapias substitutivas.

Confira aqui os vídeos da entrevista:

Parte 1:


Parte 2: